10 de janeiro de 2014

Backup da biblioteca do Studio

Para backup no Windows XP e 7:

Habilite a visualização dos arquivos ocultos (Ferramentas, opções de pasta, modo de exibição, mostrar arquivos ocultos, aplicar).
Depois só seguir esse caminho: 

Disco Local (C:), Documents and settings, All Users, dados de aplicativos. Lá tem 2 pastas com nomes parecidos mas a que devemos copiar é essa: com.aspexsoftware.Silhouette_Studio.8

Para backup no Windows 8:


Abra qualquer pasta e vá em:

Exibir>Opções> Alterar opções de pasta e pesquisa: modo de exibição: Pasta e arquivos ocultos: mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas>aplicar>ok
Meu Computador>Disco Local (C)> com.aspexsoftware.Silhouette_Studio.8

Basta selecionar a pasta e copiá-la para onde você quiser, seja um pendrive, HD externo ou mesmo uma outra parte da sua máquina (pasta Documentos, por exemplo).

Não use a opção RECORTAR, porque ela tira a pasta do local original e dá problema. Só copiar não afeta porque teremos duas pastas iguais em lugares diferentes.
Conferir o conteúdo da pasta (seleciona a pasta que vc copiou e com o botão direito do mouse, escolha propriedades. Vai aparecer o tamanho da pasta, em MB ou GB. Veja se a pasta da biblioteca e a que você copiou estão com o mesmo tamanho).
No caso de backup para formatar a máquina, coloque sua pasta copiada fora da máquina que será formatada. Depois de tudo ok, formatação concluída e Studio instalado, só refazer o caminho para encontrar a pasta da biblioteca e substituí-la pela pasta que você copiou antes da formatação. Abra o Studio e seus arquivos estarão lá, bonitinhos.


PS: Eu tenho mais duas dicas para assegurar a integridade da nossa biblioteca.

Primeiro, eu uso meu HD particionado. Isso quer dizer que ele está dividido em dois: uma parte com o sistema operacional, no meu caso Windows 8, e os programas que eu uso (Chrome, Skype, Studio) e na outra parte (com mais espaço) eu guardo meus arquivos (fotos, filmes, músicas) e uma cópia da minha biblioteca do Studio, além da pasta onde eu guardo meus projetos do Studio. As duas pastas são monitoradas regularmente, atualizando o número de arquivos da biblioteca para que tudo que tiver em uma ter na outra.
Assim, cada vez que crio um projeto, rastreio uma imagem, é nessa pasta que eu salvo. Porque é fácil recuperar os arquivos baixados da loja online, mas projetos desenhados pela gente se der pau na biblioteca, perdeu. Sem falar que cada vez que abrimos o Studio, ele carrega toda a biblioteca. Quanto mais arquivos ela tiver, mais vai demorar pra abrir o programa.


Segundo: não armazene sua pasta de backup em um pendrive! Pendrives são ótimos 'transportadores' de arquivos mas se vocês soubessem como é fácil queimar um aparelho destes, pensariam um milhão de vezes antes de armazenar somente uma cópia de seus arquivos dentro dele.
Guarde em HD externo, em uma pasta do seu computador, use o GoogleDrive ou o SkyDrive, que são sistemas de armazenamento online, super seguras e que você pode acessar de qualquer lugar ou qualquer computador. Este sistema está atrelado a uma conta privada da qual só você tem acesso, mediante senha.

PS²: Desculpem se ficou muito longo, tentei ser o mais clara possível para que todo mundo consiga fazer.




Jaque Maeoka

Esta publicação foi feita por mim e qualquer postagem relacionada será um elogio.
Mas a cópia é crime e cabe punição prevista em lei. Mesmo no nosso país.

Valeu a dica ou tem dúvida?
Conta aí!

36 comentários:

  1. Oi Jaque obrigada por compartilhar.... vc sabe se eu salvar este arquivo salva todos os arquivos, mesmo os que nao sao da loja??? Salva tudo que tem na biblioteca???
    Bjim Cristy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cristy, tudo bem? Quando você cria um projeto e salva na biblioteca do Studio, ele vai para o mesmo diretório dos arquivos que compramos na loja.
      No blog tem uma postagem falando sobre colocar aquivos que baixamos dos grupos dentro do Studio sem ter que abrir um por um. Fazendo isso e depois o backup, ficarão todos protegidos. Qualquer dúvida estou à disposição.

      Excluir
  2. AMEI, VOU FAZER JÁ. BEIJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Outra dica é guardar uma cópia da base de dados do studio fora da máquina para o caso de perda do computador ou danos no disco, uma opção é guardar na "nuvem", usando recursos como o sky drive, google drive, dropbox, etc, mas vai depender do tamanho da pasta, ou em HD externo, podia fazer um PAP desse hein Jaqueline Maeoka.
    Ps: sua linda ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Cada vez mais o recurso de hospedagem na nuvem nos dá segurança para guardar os arquivos.
      Vou fazer o PAP sim.

      Excluir
  5. Jaque, td bem? Desculpe a minha grande ignorância, mas onde fica Ferramentas para que eu possa vizualizar arquivos ocultos, obrigada, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo ótimo e você? Obrigada pela visita.
      Se você usa o Windows XP ou 7, quando estiver com uma pasta aberta, aperta o Alt do seu teclado. Aparecerão os menus e ferramentas estará lá.
      Qualquer dúvida, estou à disposição.

      Excluir
  6. Obrigada Jaque! Acabei de fazer meu backup!

    ResponderExcluir
  7. Ola Jaqueline,
    comprei minha maquina agora pouco e fiz umas compras no site de alguns projetos. eles aparecem na biblioteca assim que sao baixados e depois desaparecem,assim tambem como os arquivos que ja vem no programa,minha versao e a V3. como soluciono isso?

    ResponderExcluir
  8. Ola Jaqueline, veja se pode me ajudar. Eu formatei a máquina e instalei o studio a mais nova versão do site, out/2014, e antes eu tinha a mais antiga versão. Agora não estou conseguindo rever meus arquivos, poderia me dar uma luz, por favor.

    ResponderExcluir
  9. Ah Jaqueline, esqueci de avisar que já fui no site da Loja da Silhouette e ao tentar resgatar meus arquivos baixados ela dava aquela mensagem mencionada em uma de suas postagens, informando para fechar o programa e entrar novamente...tentei algumas vezes mais não deu certo. Tomara que possa me ajudar, já estou ficando preocupada, pensei de repente ter que instalar a versão antiga do studio e não a nova...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc formatou sem fazer backup, infelizmente não há o que fazer, somente baixando de novo da loja online, lembrando que tem o limite de 3 vezes.

      Qualquer coisa, envie um e-mail para Silhouette América para que eles possam ajudar.
      E sempre faça e mantenha um backup atualizado.

      Excluir
    2. Se vc formatou sem fazer backup, infelizmente não há o que fazer, somente baixando de novo da loja online, lembrando que tem o limite de 3 vezes.

      Qualquer coisa, envie um e-mail para Silhouette América para que eles possam ajudar.
      E sempre faça e mantenha um backup atualizado.

      Excluir
  10. Jaqueline boa noite, tudo bom? Acabei de comprar a maquina e instalei o programa no PC da minha noiva e no meu MAC. Só que eu fui transferir o projeto que estava no PC para o MAC por um PenDrive, e não deu certo. Você sabe como eu faço para dar e se dá certo? <Muito obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tentou abrir o projeto pelo Studio?

      Pode usar a opção importar, eu não uso MAC, mas depois me conta se deu certo.

      Excluir
    2. Vc tentou abrir o projeto pelo Studio?

      Pode usar a opção importar, eu não uso MAC, mas depois me conta se deu certo.

      Excluir
  11. Jack, notei que esse seu post nem é tão recente, kkkkk mas a sempre uma aprendiz querendo tirar dúvidas.... Enfim como faço para salvar no google drive de uma só vez (em lote)? Meu programa da sil está lentíssimo com 744 arquivos e quero dar uma reduzida nos arquivos e estou perdidinha de como posso fazer isso de forma rápida!!! Obrigada! bjim

    ResponderExcluir
  12. Jack, notei que esse seu post nem é tão recente, kkkkk mas a sempre uma aprendiz querendo tirar dúvidas.... Enfim como faço para salvar no google drive de uma só vez (em lote)? Meu programa da sil está lentíssimo com 744 arquivos e quero dar uma reduzida nos arquivos e estou perdidinha de como posso fazer isso de forma rápida!!! Obrigada! bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, abra sua conta no drive (Sky, Google) e vá na opção de carregar arquivos. Ao procurar a pasta para upload (subir os arquivos pra nuvem) faça o caminho que ensino no post e selecione a mesma pasta. O backup será salvo na nuvem.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  13. Oi Jaqueline...esse seu post é maravilhoso e me salvou. Queria saber outro detalhe. Eu tinha uma biblioteca salva num computador com o cadastro da minha mãe e depois que acertei a vida do meu computador, criei outra conta no studio com meu nome e no final estou com duas bibliotecas com arquivos diferentes em cada uma delas. Já vi que posso copiar a biblioteca da minha mãe, deixar no meu computador e alternar com a minha caso queira um arquivo que está lá. Mas queria saber se tenho como mesclar essa biblioteca com a da minha conta formando uma só para deixar em definitivo no meu computador sem precisar ficar alternando. Poderia me dar uma luz como fazer? Obrigada Bianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...

      Tenta reindexar a biblioteca, pelo Studio mesmo.
      To no celular mas acho que é Arquivos > Opções... Tem a opção Reindexar biblioteca.

      Excluir
    2. Olá...

      Tenta reindexar a biblioteca, pelo Studio mesmo.
      To no celular mas acho que é Arquivos > Opções... Tem a opção Reindexar biblioteca.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Me desculpem não ter respondido nenhuma dúvida... Não recebi notificação de novos comentários e o blog estava desativado...

    Se ainda estiverem com problemas, aguardem que vou responder cada um de vcs.

    Me desculpem mesmo...

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Olá...

    Tenta reindexar a biblioteca, pelo Studio mesmo.
    To no celular mas acho que é Arquivos > Opções... Tem a opção Reindexar biblioteca.

    ResponderExcluir
  18. Oiiiiii... faz tempo que vc postou aqui, mas hoje venho te agradecer muitooooooooooo pois há dias procuro como fazer o backup da biblioteca e não conseguia entender como fazer, pois sou super iniciante e os vídeos que via, eram muito "avançados", rsrsrsrs, pulavam algumas partes básicas... e vc postou cada detalhe, o caminho completo e estou muito feliz porque vou conseguir salvar meus arquivos ao formatar meu pc. Obrigada mais mil vezes!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Me desculpe não responder antes, o blog estava desativado, kkkk

      Mas que bom ter ajudado!

      Excluir
  19. Fiz todo o procedimento.
    Percebo que tem arquivos, mas quando dou um clique duplo na imagem, ocorre um erro.

    Error Occured
    An error has occured
    Sending an automatically genereted error report will help Aspex Software resolve the problem
    View auto-generated report


    useremail=@hotmail.com
    1721244 : *******************************************************************************
    Application:Silhouette Studio
    Version:3.2.200ss
    segunda-feira, 4 de setembro de 2017:21:53:57
    *******************************************************************************
    OS: 6.2.9200

    ExecutableFile=Silhouette Studio.exe


    ScreenCount=1
    a=74534893
    Screen(0):l,t,w,h,d=0,0,1600,900,32
    1721340 : Done folder.mgr.Resources
    1721486 : Done folder.mgr.AppData
    1721634 : Done folder.mgr.Preferences
    1801196 : Done folder.mgr.Temp
    1807811 : Done Folder.IntegrityCheck
    1815143 : Done License
    1817087 : Done Register
    1817122 : Done AutoUpdateCheck
    1817156 : a=74534893
    1817178 : Done play
    7830119 : ShapeLibraryFile.OpenFromStream : unrecognised tag :
    8021420 : item : 31383030313030 unrecognised tag :AAABuiEAN5RjgDGPAAABvgfuDw==
    8023982 : item : 31383030313031 unrecognised tag :AAABuiEAM083gDGPAAAB4ARiDw==
    8026139 : item : 31383030313032 unrecognised tag :AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMQ==
    8028164 : item : 31383030313033 unrecognised tag :AAABuiEAF6cTgDGPAAAB4AfuDw==
    8030748 : item : 31383030313034 unrecognised tag :hFU8bf8wi866BgAAAOhOV/n/iw==
    8032968 : item : 31383030313035 unrecognised tag :a6W1PwHJPwEZfQfIPwHxPwEZfQ==
    8035175 : item : 31383030313036 unrecognised tag :GgAr9k8CGgBK9k8GKyE1WxoAZA==
    8037469 : item : 31383030313037 unrecognised tag :deyLddgr90AGCAAgBItzDIv6oQ==
    8040014 : item : 31383030313038 unrecognised tag :tBRzV6Qfc1cAAAAAAAAAAEhxcw==
    8042532 : item : 31383030313039 unrecognised tag :foeWqya5d0VKPRkzl/6beYub9A==
    8045033 : item : 31383030313130 unrecognised tag :Yj6r+6aH9ZaJC48ywcqq/plkIA==
    8047596 : item : 31383030313131 unrecognised tag :8RB1tclr9lzEQ7IIsErNM0UroA==
    8049775 : item : 31383030313132 unrecognised tag :RgBJAEcAAAAAAAAAQQBQAFAASQ==
    8052105 : item : 31383030313133 unrecognised tag :AwABAIAAAAACuwAABQAAANEBAA==
    8054240 : item : 31383030313134 unrecognised tag :uAVAAIBfXcIIAJCQT2xlU2V0Qw==
    8056566 : item : 31383030313135 unrecognised tag :GzR7/ydBhf8mO3j/HTFv/yU6cw==
    8058825 : item : 31383030313136 unrecognised tag :FJCAC1pFeV0wAHFa/2CCuAYUsA==
    8061106 : item : 31383030313137 unrecognised tag :BDleDIld8H5pM/+JXQw5XhR0Eg==
    8063412 : item : 31383030313138 unrecognised tag :cERvbWFpbgBnZXRfQ3VycmVudA==
    8066374 : item : 31383030313139 unrecognised tag :TbEAjisA//8AAP/NBAADzQAjAQ==
    8068870 : item : 31383030313230 unrecognised tag :AwEBAIgEAAACuwAABQAAAMEBAA==
    8071607 : item : 31383030313231 unrecognised tag :VRHLPaxI7eWxwXPTg9QevoK+Og==
    8074399 : item : 31383030313232 unrecognised tag :27dANQGeOC6FFT9I/qzLaerc0A==
    8076481 : item : 31383030313233 unrecognised tag :mWkHP+bSfS2C0yeSAy+LtL7Fig==

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... esse erro acontece quando vc acessa os arquivos pelo programa ou pelo Explorer?

      Excluir